Se em alguma circunstância especial ou emergência, você estiver sem energia da rede por um longo tempo, quais opções você tem para continuar fornecendo energia?
Aumento do nível do mar, ondas de calor, secas, destruição de ecossistemas… são algumas das consequências do aquecimento global. Mas se a situação piorar e a rede entrar em colapso, é possível continuar gerando eletricidade? As opções permanecerão. Nós dizemos-lhe algumas formas de como gerar eletricidade se ocorrer uma catástrofe ou emergência.
Use a água para gerar eletricidade.
O movimento das ondas do mar e das correntes oceânicas ou de qualquer riacho é uma fonte inesgotável de energia, a menos que a terra esteja completamente seca.
Tirando essa possibilidade, nesta área, os projetos vão do macro ao mínimo, ou equivalentemente, a aplicações de escala doméstica, qualquer proprietário pode usar esse recurso para energia; claro, desde que tenha a tecnologia necessária e acesso direto à água da torneira .
Em termos de projetos de grande porte, um exemplo pode ser encontrado na Noruega, que instalou 250 kWh de eletricidade usando a energia das ondas do mar. A Suécia está seguindo o exemplo e, de fato, tornou-se o primeiro país a produzir comercialmente energia das ondas.
Waterotor

Para aplicações domésticas, a gama de produtos é ampla e inclui alternativas como o Waterotor, uma turbina que pode gerar energia a partir de fluxos de água lentos. Na verdade, ele pode até funcionar a velocidades tão baixas quanto 3 quilômetros por hora.
PowerSpout

Tomada Entra água, sai energia”. Parece simples, e é, claro, com a tecnologia certa. Não são poucos os que tornam isso possível. No entanto, um deles, o PowerSpout, destaca-se das outras opções disponíveis no mercado. Como outras hidroturbinas, converte o fluxo natural de água em eletricidade, mas além de produzir energia limpa, também é limpa. 68% dos materiais que a compõem são reciclados e 70% podem ser reciclados ao final de sua vida útil.
Gerador hidrelétrico(hidrotor)

É um parafuso sem fim ou parafuso de Arquimedes que usa a flutuabilidade e a descida da água para gerar eletricidade limpa. No passado, o sistema era usado para bombear água de leitos de rios mais baixos para áreas de plantio mais altas.
Rotor Móvel Hidro

Pneus, aço (chapas e tubos) e geradores são peças-chave da solução para colher energia do fluxo de água em rios, córregos ou qualquer outro fluxo de água. “É feito de materiais que estão disponíveis em todo o mundo”, disseram os criadores. Na ausência deles, os materiais reciclados e um pouco de engenhosidade em combiná-los também são dignos de quem molda esse mecanismo.
Gerador hidrelétrico ultra pequeno

Um gerador móvel ultrapequeno projetado no Japão que opera em correntes rasas e lentas. Perfeito para pessoas que vivem nas partes mais remotas do mundo e querem gerar sua própria eletricidade.
kit solar para casa

As instalações solares domésticas são uma alternativa cada vez mais popular para abastecimento doméstico ou para ter um backup em caso de falha da rede. Por isso, se você adquiriu todo o equipamento necessário, mas tem dúvidas sobre como instalá-lo e começar a aproveitar a energia do sol, explicaremos passo a passo. Além disso, esta instalação custou cerca de 600 euros, pelo que também o ajudará a encontrar ideias para minimizar o custo do seu sistema solar.
Turbina eólica portátil

Se a ideia lhe agrada, diremos como fazer sua própria turbina eólica que, embora não se destaque por sua potência, lhe dará independência suficiente para poder carregar suas baterias.
bomba de vento

Uma alternativa para realizar essa operação sem acarretar aumento no consumo de energia é a fabricação de uma bomba d’água eólica , que fornece a energia necessária para a captação desse recurso. Explicamos como criar esse mecanismo, para o qual você basicamente precisará de habilidade e peças reutilizadas de bicicletas antigas.
Bateria de água

Estamos falando de um projeto de casa que utiliza energia solar para bombear água para o telhado e liberá-la posteriormente para gerar energia.
Energia do ciclo, a contribuição humana.

Se tudo mais falhar, o ser humano é, por si só, outra possível fonte de energia limpa. E é através do que é conhecido como energia de propulsão humana . Agora, para que isso ofereça resultados além de algo residual, seria necessário falar no plural e não no singular.
O acionamento de manivelas e outros dispositivos mecânicos seriam algumas das alternativas para gerar esse tipo de energia. No entanto, neste campo, a bicicleta é a alternativa mais poderosa para produzir eletricidade .
Gerador de hidrogênio caseiro

Um gerador de hidrogênio usa a eletricidade da bateria do seu carro para dividir a água em hidrogênio e oxigênio. Juntos, eles produzem um combustível muito mais potente que a gasolina, e a única emissão liberada é a água!
Excremento – lixo (biodigestor)

A obtenção de biogás a partir de excrementos de animais é uma prática que não é nova e está se espalhando no meio rural. No entanto, as fezes como fonte de energia podem dar muito mais de si. Estima-se, de fato, que os excrementos humanos possam produzir eletricidade para 138 milhões de residências na forma de biogás.